Notícias Resumos de Notícias

Notícias Relevantes 11/03/2025

O Brasil e os Estados Unidos têm importantes dados econômicos programados para divulgação nesta terça-feira (11). Às 9h, o Brasil apresenta o índice de produção industrial referente a janeiro, fornecendo uma visão sobre o desempenho do setor manufatureiro.

Já nos EUA, o relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), que será divulgado às 11h, trará informações sobre as vagas de emprego disponíveis e as movimentações no mercado de trabalho, um dado relevante para avaliar a dinâmica do emprego e o comportamento da economia americana.

Para encerrar o dia, às 17h30, o Departamento de Energia dos EUA divulga os dados sobre os estoques de petróleo, um indicador importante para entender as condições do mercado de energia e os preços do combustível.

As bolsas de Nova York e São Paulo caíram nesta segunda-feira após declarações de Donald Trump sobre a economia dos EUA. O presidente evitou prever uma recessão em 2025, aumentando o temor dos investidores sobre uma desaceleração econômica. Como reflexo, muitos migraram para o dólar, considerado um porto seguro em tempos de incerteza. O Dow Jones recuou 1,42%, o S&P 500 caiu 2,48% e o Nasdaq perdeu 3,99%. No Brasil, o Ibovespa cedeu 0,48%, enquanto o dólar subiu 0,44%, a R$ 5,815. O Fed de Atlanta estimou uma contração de 2,4% no PIB no primeiro trimestre, intensificando os receios. Investidores seguem atentos às tarifas de importação e políticas econômicas que podem impactar o crescimento.

O Federal Reserve (Fed) não deverá reduzir a taxa básica de juros na próxima reunião de política monetária, mas os mercados futuros apostam em cortes de 0,25 ponto percentual a partir de junho, caso os temores de desaceleração econômica nos EUA, causados por uma guerra comercial, se concretizem. Os comentários do presidente Donald Trump sobre um “período de transição” e o aumento de tarifas sobre China, Canadá e México geraram preocupações sobre uma possível recessão. Jerome Powell, presidente do Fed, destacou que o banco central não tem pressa em cortar os juros, dada a força do mercado de trabalho e a inflação instável. Economistas alertam que as políticas de Trump podem desacelerar a economia, o que poderia forçar o Fed a escolher entre controlar a inflação ou proteger o emprego.

A Ucrânia atacou Moscou na madrugada desta terça-feira (11) no maior ataque de drones da guerra contra a capital russa nos mais de três anos de conflito. Duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas no bombardeio, que provocou incêndios e chegou a suspender temporariamente as atividades em quatro aeroportos da capital russa.

O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, denunciou o ataque ucraniano em publicação no aplicativo de mensagens Telegram. “Hoje, às 4 da manhã, começou um ataque massivo de drones a Moscou e região”.

Os mercados europeus operam mistos, refletindo a tendência negativa dos mercados globais diante da preocupação de que a economia dos EUA possa ser impactada pelas políticas tarifárias do presidente Donald Trump.

Já a Volkswagen reportou uma queda de 15% no lucro operacional anual, atribuindo o recuo ao aumento dos custos e a “despesas extraordinárias” relacionadas aos seus planos de reestruturação. Apesar disso, as ações da montadora subiam cerca de 2,5% nos primeiros negócios.

Deixe um feedback sobre isso

  • Avaliação